sábado, 11 de janeiro de 2014

#ResenhasDepoisdosLivros: Capitães da Areia - Jorge Amado

 Eu ganhei o meu livro da minha escola, como vocês podem ver na foto tem até a imagem do projeto, então a edição dele é meio simples com as folhas brancas, mas vindo da escola publica eu até achei bonitinho.


Características da obra:

Editora: Companhia Das Letras
Publicada: 1937
Autor: Jorge Amado
Páginas: 284
Gênero: Ficção brasileira 


Sinopse: 
Publicado em 1937, pouco depois de implantado o Estado Novo, este livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura. Em 1940, marcou época na vida literária brasileira, com nova edição, e a partir daí, sucederam-se as edições nacionais e em idiomas estrangeiros. A obra teve também adaptações para o rádio, teatro e cinema. Documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, Jorge Amado a descreve em páginas carregadas de beleza, dramaticidade e lirismo.

Personagens:
-Pedro Bala: líder dos Capitães da Areia
-Sem-pernas: deficiente físico  graças a um conflito que passou com a policia no passado, é um personagem de pavio curto.

-Gato: o mais charmoso do bando, e um dos mais trapaceiros, sempre com uma carta na manga.
-Professor: o mais intelectual do grupo, ler, desenhar e formar táticas para ajudar Pedro Bala nos roubos é a especialidade dele.
-Pirulito: o único que se converteu a religião, ele foi um dos mais bravos do grupo, porém depois que conheceu Padre José tudo mudou.
-Boa-vida: o nome já fala da sua característica principal, gosta de sossego, e consegue se manter de pequenos furtos, roubando algumas coisas a mais para ajudar o grupo
-João Grande: físico de puro músculo, é respeitado pelo grupo por essa característica, ele os protege sempre que necessário, com um grande coração, uma de suas maiores dificuldades é o ato de pensar
-Padre José Pedro: humilde e bondoso, ele ajuda sempre que pode os meninos do trapiche
-Volta Seca: admira seu padrinho que é um lampião, e sonha com o dia que ira se juntar-se a ele
-Dora: uma menina com um grande coração, tanto que depois de um tempo no trapiche ela foi considera como mãe ou irmã pelos meninos (e como noiva para Pedro)

Eu e o Livro:
   Um dos focos principais é a desigualdade social, a historia se passa principalmente nas areias da Bahia. Os Capitães da Areia são meninos órfãos e abandonados, que fogem do reformatório da cidade (por motivos que vocês iram descobrir no livro), e vivem de furtos, “encomendados” e ate por conta própria.
   Pelo desandar do livro os meninos tentam encontrar maneiras de sobreviver, entre conflitos dentro do trapiche com ele mesmos, ou ate mesmo fora, com guardas, outros ladroes e ate mesmo com outro bando de meninos órfãs. 
   Eu gostei muito do livro principalmente pela maneira como Amado abordou vários fatos diferentes sem abandonar a vida dos meninos, ele trata de assuntos sérios  mostra a grande realidade da humanidade, a desigualdade, sem mascaras. 
   Capitães da Areia é aquele livro que você não cansa de ler, pois em cada capitulo tem um grande assunto tratado, você aprende da historia, aprende da personalidade humana, e começa a exercita seu pensamento critico sobre a vida em si.

(obs: nunca ache que você conhece bem os personagens pois Jorge Amado mostra bem a realidade humana, nem todos nos somos apenas de um jeito, todo temos os dois lados da moeda) 


- Larissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário