terça-feira, 8 de julho de 2014

Resenha: O Alquimista - Paulo Coelho (Sextante)

       Olá leitores ;)
       Hoje vamos falar um pouco sobre Paulo Coelho. 
     Faz um bom tempo que terminei de ler este livro, e só estava enrolando para fazer a resenha, mas finalmente ela está ai ;)
"As coisas simples são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las." - Pag: 31
Características:
Autor (a): PauloCoelho
Editora: Sextante
Páginas: 176
Acabamento: Brochura
Edição: 1
Ano: 2012
Gênero: Ficção brasileira

Sinopse:

O jovem pastor Santiago tem um sonho que se repete. O sonho fala de um tesouro oculto, guardado perto das Pirâmides do Egito. Decidido a seguir seu sonho, o rapaz se depara com os grandes mistérios que acompanham a raça humana desde a sua criação; o Amor, os sinais de Deus, o sonho que cada um de nós precisa seguir na vida.
A peregrinação de Santiago, narrada pelo escritor Paulo Coelho em O alquimista transformou-se num dos maiores fenômenos literários. Caminhando em uma caravana pelo deserto do Saara, ele entra em contato com pessoas e presságios que lhe indicam o caminho a seguir. Entre eles, um misterioso personagem - um Alquimista. É quem irá ensiná-lo a penetrar na Alma do Mundo, e a receber todas as pistas necessárias para chegar até o tesouro.

     O que o personagem principal passa, é o que todos nos passamos na vida. Ele tem duas escolhas, decidir entre a que ele conhece (a vida atual, como pastor) e a que ele desconhece (a de ir em busca do tesouro que foi visto nos seus sonhos). O primeiro passo foi refletir, e dialogar com outras pessoas para chegar na decisão final, que é partir.
     Ao longo do caminho, o autor mostra para nós, que há coisas que devemos absorver, para chegar preparado ao final, mas que algumas vezes nós desistimos e paramos, nos acomodamos, sem perceber que temos que seguir. Para não acontecer isso, temos que refletir, ver o que o mundo mostra para nós, e não deixar o desconhecido nos impedir.
     Santiago, passa por tudo isso, perde algumas coisas, e quando recupera se acomoda, mas depois de um tempo ele acorda novamente, e segue, ai então acha outra coisa que o abala, passa medo, ou até que passa amor, e a indecisão aparece, mas ele segue, e depois de tudo isso vem o mais difícil, o maior desafio, será que é certo continua seguindo depois de perder tanto, não é melhor parar? Chega de loucuras? 
     O tema da história não foi assim tão fantástico (sabe... pastor, ovelhas, tesou e blá blá blá), mas os ensinamentos, o ponto de vista que o autor passa para nos é o que deixa o livro bom. A maioria são coisas que já sabemos sim, mas as vezes esquecemos, e é preciso que alguém coloque isso na nossa frente, como se fosse um reforço.

     Então é isso pessoal, posso não ter falado muito da história, mas o mais legal dos livros do Paulo é o conhecimento que ele passa, talvez também não tenha falado muito da  filosofia dele aqui, mas foi essa a melhor forma que encontrei de passar para vocês as coisas que o livro tem a oferecer.


Frases do Livro:



"As coisas simples são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las." - Pag: 31
"As vezes é melhor deixar as coisas como estão." - Pag: 42
"[...] quando todos os dias ficam iguais é porque aspessoas deixaram de perceber as coisas boas que aparecem em suas vidas sempre que o sol cruza o céu." - Pag: 41/44
"[...] o deserto é uma mulher caprichosa, e às vezes deixa os homens loucos." - Pag: 84
"[...] os homens vivem em função do seu futuro." - Pag: 114 
"[...] se você melhorar o presente, o que acontecerá depois também será melhor." - Pag: 114
"Os homens sonham mais com a volta do que com a partida." - Pag: 134

- Larissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário